segunda-feira, 9 de abril de 2007

Entrevista sobre o nosso querido Dj Rayado

Por Merikol Duarte



Merikol: Arnold Eduardo Zárate Aldana, mais conhecido como Dj Rayado, você nasceu em Lima, capital do Peru e escolheu a cidade do Rio de Janeiro como nova morada. O que te levou a trocar a sua terra natal pelo Brasil?


DJ Rayado: A primeira vez que estive aqui no Brasil foi no Carnaval de 1995. “Foi paixão a primeira vista”. E este foi um dos motivos que me levou a escolher o Rio para estudar e morar. Fiz um intercâmbio em 2000 e passei na UFF – Publicidade e Propaganda, onde me formei em Agosto de 2004. Durante este percurso me dediquei também a ser Dj. Comecei a tocar em festas de aniversários (tinha que me virar com a mesa de som que eu tinha na época), cultivando a minha musicalidade, que crio no dia-a-dia das festas.

DJ Rayado: Foi uma ótima oportunidade que surgiu para que eu pudesse continuar meus estudos e buscar novos horizontes. E graças a Deus fui muito bem recebido pelos cariocas. Resumindo, o Brasil é um país onde você encontra tudo o que precisa e apesar dos problemas sociais que o país sofre, ainda existe muita possibilidade de se começar uma vida nova, com novas oportunidades, e foi assim que eu comecei.


Merikol: Você é publicitário e DJ. Qual profissão veio primeiro?

Dj Rayado: Eu me formei em publicidade em agosto de 2004, mas desde criança sempre gostei de música e pelo fato de ser peruano, isso facilitou bastante, porque a gente já possui uma cultura musical que vem de muito longe. Isso contribuiu para compor o meu diferencial musical, pois tenho um repertório bem eclético que o público adora, e saber lidar com o público é o maior trunfo que um Dj pode ter para comandar a sua festa. Sou Dj há 5 anos e o público já conhece a minha variedade musical, onde encaixo diversos ritmos como o reggaeton, merengue e românticos; como a salsa sensual. Gosto muito da música contemporânea e sempre que posso, tento ampliar e mostrar um trabalho novo. Cada vez mais o mercado hispano-americano está crescendo e você já pode conferir muita coisa no rádio, em filmes, ou nos jornais.

Dj Rayado: Sou grato ao meu público, sem eles não seria reconhecido como hoje sou, tenho esse privilégio de animar e alegrar o dia deles. E para aqueles que ainda não conhecem estes ritmos e querem desfrutar de boa música, saibam que estou tocando todas as sextas-feiras, no Brasil Mestiço. E para quem quiser passar algumas horas ouvindo o que o mundo está curtindo fora do Brasil, é só aparecer na casa e não precisa saber dançar, pois a música se encarregará de te ensinar.


Merikol: Atualmente, o número de adeptos da música latina está crescendo, principalmente: a salsa. Qual foi o principal motivo que te levou a escolher a salsa e o merengue para serem os atrativos em suas festas e discotecagens em casas noturnas?

DJ Rayado: Minha preferência musical sempre foi a música hispânica, devido a influência sofrida através de meus antepassados, mas o real motivo é devido ao ritmo e ao conceito que as letras transmitem, sobretudo as mais antigas. Hoje em dia o mercado musical se globalizou muito e alguns não têm tanto conteúdo como outros.

Dj Rayado: Ser Dj de música hispânica é sim um atrativo, já que o mercado hoje em dia está crescendo aqui no Brasil e isso está se tornando cada vez mais uma experiência muito agradável, pois existe demanda e muitas pessoas estão querendo aprender a dançar, sentir e incorporar a salsa através de um som de qualidade.

Dj Rayado: A música é uma paixão para mim, assim como o futebol é para muitos.


Merikol: O Brasil Mestiço (Lapa, Rio de Janeiro – RJ), é uma casa conhecida por apresentar os diversos ritmos da cultura popular brasileira, tais como: samba, choro, forró, coco, jongo, ciranda entre outros. A salsa e o merengue foram introduzidos na programação da casa desde o mês de janeiro deste ano. Como é que está sendo a aceitação do público, já que são estilos completamente diferentes?

DJ Rayado: A aceitação do público é excelente, porque muita gente que não sabia da existência de um bom local para se dançar e ouvir música latina passou a gostar e a freqüentar a casa, pois a música é envolvente e a impressão que eles têm é a de que estão fora do Brasil. E por isso, estamos muito confiantes e esperamos que um número maior de pessoas comece a freqüentar a casa e que também façam parte da nossa cultura hispânica.


Merikol: Dj Rayado você pretende fazer um intercâmbio cultural com as bandas e casas de salsa de São Paulo ou de outro estado?

Dj Rayado: Recentemente, tive o prazer de conhecer o Ives, que trabalha no Guia Latino na capital de São Paulo e é claro, que esta possibilidade nunca pode ser descartada. Você precisa estar sempre ligado ao que está acontecendo neste mercado, porque assim estarei crescendo e, sobretudo, conseguirei mostrar as pessoas o meu trabalho e divulgar a nossa cultura para este país maravilhoso que cada vez mais, se interessa pela cultura hispânica.


Merikol: E quais são os seus planos para o futuro?

Dj Rayado: Queria aproveitar a oportunidade para falar sobre a empresa Estación Latina, que será uma empresa que organizará as melhores festas latinas, encabeçadas pelos melhores organizadores e também com pessoas competentes no ramo de eventos.

Dj Rayado: Estación Latina será uma produtora que organizará eventos latinos. E o nosso diferencial é a nossa própria cultura hispano-americana onde o nosso objetivo principal, será a captação do público latino e de cariocas interessados em conhecer e participar dos eventos para atender a demanda na cidade do Rio de Janeiro. Tudo isto aliado há muita diversão. Contamos com o apoio do Consulado Peruano e importantes patrocinadores do Rio de Janeiro. Em breve falaremos mais sobre este assunto.


Clique no título deste Post para ver as fotos da festa

Merikol Duarte
merikol@gmail.com
Fone: (11) 9127-0498

Nenhum comentário: