segunda-feira, 9 de abril de 2007

Entrevista sobre o Dj Floro... saiba mais


Entrevista sobre a música latina com Victor Manuel, mais conhecido como DJ Floro

Por Merikol Duarte


Merikol: Atualmente, o número de adeptos da música latina está crescendo, principalmente: a salsa. Sabemos que o gênero que constitui sua raiz é o son cubano, nascido na segunda metade do século XVIII, tendo como antecedentes a influência hispânica, francesa e logicamente africana. DJ Floro, qual foi o principal motivo que o levou a escolher a salsa e o merengue para serem os atrativos em suas festas e discotecagens em casas noturnas?

DJ Floro: Eu gosto de salsa desde pequeno, fui nascido e criado numa família salsera. Meus pais sempre faziam grandes festas de salsa na minha casa em Lima. E sempre convidavam todos os seus amigos. Eu sempre era o único menino nas festas pois os amigos dos meus pais deixavam as crianças em casa. E já naquela época eu pensava: “quando eu crescer e tiver a minha casa, quero fazer festas assim”. Comecei fazendo festas salseras na minha atual casa num bairro chamado Tijuca no Rio de Janeiro. E sempre me esforcei em convidar o máximo de pessoas possíveis. Depois de um tempo um amigo meu que freqüentava essas festas me chamou para botar salsa numa boate no bairro de Leme e ficamos alguns meses. Aos poucos percebi que os cariocas gostavam muito de salsa mas não tinham um lugar em especial para dançar e nem havia um DJ que conhecesse salsas antigas. Foi ai que decidi que era isso que a cidade precisava. De muita salsa e merengue.

Merikol: Você nasceu em Lima, capital do Peru e veio morar no Brasil, mais precisamente a cidade do Rio de Janeiro. Conte-nos um pouco sobre a sua trajetória, desde a sua vinda para cá até os dias de hoje. Por que escolheu o Brasil para viver? E o que mais te atraiu em nosso país?

DJ Floro: Eu vim para esta cidade maravilhosa em 1993 para estudar administração de empresas. Quando vi todas as belezas deste povo abençoado por Deus e bonito por natureza decidi que este era o melhor lugar para viver, trabalhar e construir uma família. Depois trabalhei em varias coisas até descobrir a minha verdadeira vocação: a docência. Atualmente trabalho como professor de língua estrangeira num dos melhores cursos do Rio de Janeiro: a Casa de España. E comecei a trabalhar na boate onde toco atualmente quase que por um acaso. Uma colega de trabalho é parente da dona da casa Brasil Mestiço.


Merikol: O Brasil Mestiço (Lapa, Rio de Janeiro – RJ), é uma nova casa que apresenta os diversos ritmos da cultura popular brasileira, tais como: samba, choro, forró, maracatu, coco, jongo, ciranda entre outros. A salsa e o merengue foram introduzidos na programação da casa desde o mês de janeiro. Como é que está sendo a aceitação do público, já que são estilos completamente diferentes?

DJ Floro: Acredito que por ser um ritmo baseado na cultura africana o carioca gostou rapidamente e o abraçou como mais uma maneira de expressão cultural. O ritmo nasceu em Cuba e demais paises do Centro - América que como todos sabem, teve muita influencia de colônias africanas.


Merikol: Conte-nos um pouco sobre o seu repertório, quais são as suas bandas preferidas?

DJ Floro: A salsa teve vários momentos importantes desde a sua criação. E teve também varias ramificações como o Mambo, a Rumba, o Merengue, e ultimamente o Reggaeton.
Bom, a lista seria muito extensa, mas posso destacar os que em minha opinião são os melhores. Dos mais antigos podemos destacar Arsenio Rodrigues, Ismael Rivera, Henry Fiol, Hector Lavoe, Frankie Ruiz, Célia Cruz entre outros. Depois podemos falar de Oscar de Leon, El Gran Combo, Grupo Niche, Fruko y sus Tesos, Sonora Ponceña, Joe Arrollo, Latin Broders, Gabino Pampini, Ruben Blades, Tito Puente, Willie Colón etc. Dos mais novos podemos mencionar a Gilberto Santa Rosa, Puerto Rican Power, Victor Manuelle, La Índia, Hermanos Moreno, Sonora Carruseles, Yuri Buenaventura, Marc Anthony e uma constelação de estrelas que não daria para mencionar todos eles sem falar também dos grandes êxitos que eles interpretam.


Merikol: A sua escolha musical é bem diversificada, como está sendo para você dividir a casa com o DJ Rayado na mesma noite?

DJ Floro: O Dj Rayado se destaca por ser um dos primeiros Dj´s peruanos que começaram a tocar no Rio. Tem ampla experiência, pois já se apresentou em varias danceterias por aqui. O estilo dele fala por si só. Tem um repertorio salsero mais recente com musicas mais atuais. Eu gosto mais de salsa dura que é o estilo de salsa mais clássico. Eu tenho também quase tudo em matéria de salsa atual, mas prefiro tocar as mais antigas. Acho que nós dois nos complementamos muito bem musicalmente falando. Salsas antigas, clássicas e recentes, rumba, merengue e reggaeton. Em fim, um repertorio musical tão variado que os nossos convidados nas inúmeras noites cariocas da Lapa vão percorrer pela historia musical da salsa. Nós só tocamos o que há de melhor desses ritmos. Convidamos vocês a conferir nosso trabalho que é agradar todos, iniciantes e conhecedores dos ritmos latinos.


Merikol: Vocês pretendem convidar grupos de salsa para tocarem ao vivo na casa?

DJ Floro: Há uma proposta de uma banda de salsa que se interessou em tocar no nosso local porque atualmente a Lapa é um ponto de referencia cultural no Rio de Janeiro. Também pela localização, pois é muito fácil chegar lá desde qualquer ponto do Rio. Alem do local que tem capacidade para 250 pessoas. Desde que comecei a tocar na Lapa o local tem ficado cada vez mais e mais cheio. Isso é muito bom para divulgar este estilo de dança tão maravilhoso que é a salsa e por que não, as bandas de salsa que existem na cidade. Isso mostra que o nosso trabalho esta sendo reconhecido pelo publico do Rio de Janeiro. Estamos tentando viabilizar a participação dessa banda nos próximos meses.


Merikol: Como você encara o cenário mundial musical atual? O que você acha do eletrotango, será que veio pra ficar?

DJ Floro: Pode ser. É um estilo muito novo para dizer se realmente vai ter um espaço maior nas boates. Assim como o Zouk e o Reggaeton que começaram faz alguns meses o eletro tango pode ser uma moda passageira. A salsa já existe a varias décadas e não deixou de evoluir até agora. Vamos ver o que acontece.
Queria terminar agradecendo a oportunidade e convidando todos vocês a visitar o nosso espaço cultural no Brasil Mestiço, todas as sextas feiras a partir das 22h00.


Um grande abrazo.

Clique no link deste Post para ver mais fotos da casa

Merikol Duarte
merikol@gmail.com
Fone: (11) 9127-0498

Nenhum comentário: